A palavra currículo é originada do latin currere e significa carreira. O currículo escolar é a organização dos conhecimentos que se deseja transmitir aos estudantes de uma determinada série ou curso.
O currículo escolar pode ser definido também como a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
Para a construção do currículo o professor deve entender a realidade dos alunos para a partir daí construir os conhecimentos científicos.
Os projetos segundo Prado são uma forma de levar o estudante a aprender produzindo efetivamente, levantando dúvidas, pesquisando e criando novas ações que incentivem novas buscas. O professor deixa de ensinar somente pela transmissão de informações para criar situações de aprendizagem cujo foco incida sobre as relações que se estabelecem durante o processo ainda segundo o mesmo autor. No desenvolvimento dos projetos o professor pode trabalhar com diferentes tipos de conhecimentos.
As tecnologias podem contribuir para o desenvolvimento do currículo desde que se saiba o que se pretende atingir. Por outro lado, não pode perder seu dinamismo e deve permitir mudanças durante o processo para que se possa acrescentar sempre que necessário temas novos ou novas formas de abordagem de acordo com os interesses iniciais ou reformulados.
Várias técnicas podem ser utilizadas com o auxílio da tecnologia e fatos atuais podem despertar grande interesse nos conteúdos que se deseja aplicar, por exemplo: o professor poderia incentivar os alunos a assistirem o filme 2012, que está passando no cinema atualmente, para depois de comentar e contar o filme na sala de aula abordar o tema sobre meio ambiente na perspectiva atual.
A utilização da Internet como fonte de pesquisa, permite que o estudante tenha contato com várias fontes de informação que podem ser discutidas e interpretadas durante a exposição das atividades.
As experiências que tive com projetos envolvendo tecnologias atingiram resultados muito satisfatórios. Os alunos mostraram-se altamente motivados e demonstram grande interesse em aprender e mostrar para os colegas os trabalhos realizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário